O Problema do Ser em Aristóteles
A
antinomia entre unidade e multiplicidade, entre ser e devir, encontrada tão
claramente nos pré-socráticos, irá permanecer no dualismo metafísico de Platão
e será enfim concrecionada em Aristóteles. Ao conciliar as noções de
determinabilidade e de determinação, Aristóteles realizaria a grande concreção
da filosofia que lhe precedera.
O
que é o ato? O ato é o ser em sua eficiência, é o ser “sendo”. Todo ato,
enquanto ato, é perfeito, porque é eficiente. O ato é a determinação.
A
potência é a sua capacidade de produzir (ativa) ou de receber (passiva), é o
ato possível, ou, mais fundamentalmente, o ser possível. Todo ser que não é o
absoluto é um ser condicionado, portanto possível. A potência é o determinável.
Diferente
de Deus, que é infinito, perfeito, que está sempre em ato, todo ser natural
atualizado foi antes um ente possível. A oposição entre possível e real não é
antinômica, mas antagonista, pois, como diz Mário, “o atual é o cumprimento de
uma possibilidade”.
Em Cosmologia aparece seis categorias de ato, dentre as quais há
duas importantíssimas no sistema aristotélico: o ato misto, que é o híbrido
entre ato e potência e que constitui o fato em geral (“no existir cronotópico,
todo ato é potêcia de um outro ato”), e o ato puro, que é Deus, o Ser, o Motor
Imóvel de Aristóteles.
A
concreção entre os princípios e as categorias
Com
Aristóteles surge o famoso princípio da não-contradição, que diz que o ser é
ser e não pode não ser sob o mesmo aspecto. Afirma o estagirita que este é o
mais certo de todos os princípios, não podendo ser provado, pois está implícito
em toda prova que se tente. O ser nunca é falso, a falsidade é apenas lógica.
Seguem-se
imediatamente deste princípio mais dois princípios ontológicos: o princípio da
identidade, que diz que o ente é o que é, e o princípio do terceiro excluído,
segundo o qual não há um meio entre ser e não-ser.
Os
princípios ontológicos são transcendentais supra-categoriais, pois são as
primeiras modalidades em que se incorre o Ser, seus conceitos primordiais.
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