O Problema do Ser em Aristóteles

A antinomia entre unidade e multiplicidade, entre ser e devir, encontrada tão claramente nos pré-socráticos, irá permanecer no dualismo metafísico de Platão e será enfim concrecionada em Aristóteles. Ao conciliar as noções de determinabilidade e de determinação, Aristóteles realizaria a grande concreção da filosofia que lhe precedera.
O que é o ato? O ato é o ser em sua eficiência, é o ser “sendo”. Todo ato, enquanto ato, é perfeito, porque é eficiente. O ato é a determinação.
A potência é a sua capacidade de produzir (ativa) ou de receber (passiva), é o ato possível, ou, mais fundamentalmente, o ser possível. Todo ser que não é o absoluto é um ser condicionado, portanto possível. A potência é o determinável.
Diferente de Deus, que é infinito, perfeito, que está sempre em ato, todo ser natural atualizado foi antes um ente possível. A oposição entre possível e real não é antinômica, mas antagonista, pois, como diz Mário, “o atual é o cumprimento de uma possibilidade”.
Em  Cosmologia aparece  seis categorias de ato, dentre as quais há duas importantíssimas no sistema aristotélico: o ato misto, que é o híbrido entre ato e potência e que constitui o fato em geral (“no existir cronotópico, todo ato é potêcia de um outro ato”), e o ato puro, que é Deus, o Ser, o Motor Imóvel de Aristóteles.
A concreção entre os princípios e as categorias
Com Aristóteles surge o famoso princípio da não-contradição, que diz que o ser é ser e não pode não ser sob o mesmo aspecto. Afirma o estagirita que este é o mais certo de todos os princípios, não podendo ser provado, pois está implícito em toda prova que se tente. O ser nunca é falso, a falsidade é apenas lógica.
Seguem-se imediatamente deste princípio mais dois princípios ontológicos: o princípio da identidade, que diz que o ente é o que é, e o princípio do terceiro excluído, segundo o qual não há um meio entre ser e não-ser.

Os princípios ontológicos são transcendentais supra-categoriais, pois são as primeiras modalidades em que se incorre o Ser, seus conceitos primordiais.

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