Postagens

Mostrando postagens de dezembro 19, 2010

A Influência da Teologia Essênica sobre os escritos Paulinos

Não podemos aqui neste artigo afirmar que Paulo de fato estudou com os Essênios. Consideramos que talvez o apóstolo teve contato com a teologia essênia de alguma forma. Seus escritos nos permitem entender desta forma. Veremos através deste artigo as semelhanças entre a teologia Paulina e a teologia essênia. É provável que o texto de Gálatas a qual Paulo se refere a viagem na Arábia e a Damasco como uma possível porta para este contato com a teologia essênia. De fato havia comunidades essênias nestas localidades, principalmente na península Arábica, o que nos remete a crer que este contato foi possível. DUALISMO DO BEM E DO MAL UMA DAS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DA COMUNIDADE DE QUMRAM ERA O DUALISMO. “ Na fonte da luz estão às origens da verdade e na fonte das trevas as origens do Mal e na mão do príncipe das luza es está o governo de todos os filhos da justiça e nos caminhos da luz eles andam, e na mão do Anjo das trevas está todo o governo dos filhos do Mal, e nos caminhos
SOMO DEUSES? Mateus 10:31 Por Raimundo Gomes 22Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno. 23Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão. 24Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. 25Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. 26Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 30Eu e o Pai somos um. 31Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. 32Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? 33Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmi

VOZES JUDAICAS SOBRE JESUS

As relações do Judaísmo com a Cristandade parecem, nos últimos decênios, estar estendidas entre os dois pólos da ignorância completa e dum maciço esforço pelo diálogo.1 Até hoje, encontra-se em um lado desse espectro a extrema Ortodoxia, que simplesmente não sabe o que fazer com a Cristandade e também não se esforça para entendimento. O seu principal assunto é a "reevangelização" do Judaísmo a partir da Ortodoxia. Ao lado disso existe, como dantes, uma justa céptica referente à Cristandade, também em círculos não-ortodoxos. O teólogo do Holocausto, Eliezer Berkowitz, formulou-o assim: "Tudo que queremos dos cristãos é que tirem as suas mãos das nossas crianças."2 O outro lado, o disposto ao diálogo, foi por muito tempo dominado, na área da língua alemã, por alguns poucos nomes, que mostram uma qualidade completamente diferente. 1. Flusser, Ben-Chorin, Lapide Ao lado de Buber, que sempre qualificava Jesus como o seu "grande irmão"3, Pinchas Lapide, Sch

2º seminário de Jesus Histórico

Imagem